domingo, 6 de fevereiro de 2011

Baleias

Eu tinha 5, 6 anos...
Minha mãe tinha vários Lps do Roberto Carlos.
Eu e minhas irmãs brincávamos de cantar - não existia dvd-karaokê...- então dublávamos as músicas,
como se fosse num concurso de cantores... rsrsrs
O microfone era a cinta do meu pai...rsrs

...e essa música era uma de nossas preferidas...
Conversando com umas amigas, percebi que a música, apesar de tão presente nas minhas lembranças, é desconhecida pela maioria. Acho que vale dar uma olhadinha:


Recentemente, enquanto passei uns meses em Salvador, passeava com uma amiga na praia de
Stella Maris, quando avistamos algumas baleias ao longe.
Emocionante. (principalmente porque foi meio sem querer, sem esperarmos).
um presente... um bando de baleias jubarte que desciam pelo mar...

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), também chamada baleia corcunda ou preta, pertence a família Balaenopteridae e é conhecida por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realiza (saltos, exposição de cabeça e nadadeiras, etc.) e por um desenvolvido sistema de vocalização.


Uma característica marcante da espécie são as nadadeiras peitorais extremamente longas, que atingem quase 1/3 do comprimento total do corpo. As fêmeas, um pouco maiores que os machos, podem alcançar 16 m de comprimento e pesar 40 toneladas. Quando em fuga deslocam-se a velocidades de até 27 km/h.

As jubartes realizam migrações sazonais entre áreas de alimentação em altas latitudes, e área de reprodução e cria em regiões tropicais.

No Atlântico Sul Ocidental, a principal área de reprodução desta espécie é o Banco dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia. Nos meses de julho a novembro, estas baleias procuram as águas quentes, tranquilas e pouco profundas de Abrolhos para acasalar e dar à luz a um único filhote, que nasce após uma gestação de aproximadamente 11 meses.

A caça indiscriminada reduziu drasticamente quase todas as populações de baleias do planeta. As baleias jubarte, cuja população mundial antes da caça era cerca de 150.000 indivíduos, hoje está estimada em quase 25.000 baleias distribuídas em todos os oceanos. Elas se encontram na Lista Ofícial de Espécies Ameaçadas de Extinção do IBAMA.
Fonte:Instituto Baleia Jubarte

Baleia Jubarte por Canal Petrobras
Tomara que meus filhos e netos
ainda possam ter a possibilidade de avistarem, assim, sem querer,
baleias pelos mares do Brasil.


2 comentários:

  1. Olá gostei do teu espaço. Quero nele ficar. Beijos no seu coração. Abraços e uma semana regada de muita paz.

    ResponderExcluir