domingo, 26 de junho de 2011

De perto, todo mundo sente dor

Lagrima de Arcoiris por Dani MetaZUma antiga lenda chinesa fala de uma mulher cujo filho único morreu. Em sua dor, ela aproximou-se do mestre e disse: ' De que orações ou de que encantamentos mágicos dispões para trazes de volta a vida de meu filho?'
Em vez de mandá-la embora ou argumentar com ela, ele lhe disse: 'Traze-me um grão de mostarda de um lar que jamais conheceu a tristeza. Nós o usaremos para expulsar a tristeza de sua vida'.
A mulher partiu de imediato em busca do grão mágico de mostarda. Primeiro, dirigiu-se a uma esplêndida mansão, bateu à porta e falou: 'Estou procurando uma casa que nunca conheceu a tristeza. Esta casa é uma delas? É muito importante para mim!' Responderam-lhe: 'Vieste ao lugar errado.' E começaram a descrever-lhe as trágicas coisas que recentemente lhes tinham acontecido. A mulher pensou consigo mesmo: 'Quem é capaz de ajudar esses infelizes melhor do que eu, que tive minhas próprias desgraças?' E demorou-se algum tempo confortando-os.
Depois, prosseguiu na busca de uma casa que, nunca conhecera a tristeza. Para onde quer, porém, que se voltasse, para as choupanas ou para os palácios, ela só encontrava histórias de tristeza e desgraças. Ao final, ela se envolveu tanto em amenizar a dor das outras pessoas que esqueceu a busca da semente de mostarda, não percebendo que acabara por expulsar a tristeza de sua vida.

Sobre dores, mágoas, tristeza... de minha parte vejo um mundo injusto.
Ainda que não sejam distribuidos de maneira medida, igual e justa, angustia e desgostossão distribuídos em larga escala.
Não culpo a Deus.
Não acredito que Ele é quem os provoca ou distribui. (e isso dá muitas linhas pra outro dia...)
Ainda assim, cada um leva sua porção.


Molhando a Grama por Welington PiresDa próxima vez que olhares o vivaz esverdeado gramado do vizinho, lembre-se:

Se conhecêcemos todos os fatos ali de dentro,
muito dificilmente encontraríamos
alguém cuja vida seria invejável.


A tristeza traz consigo armadilhas ardilosas (raiva de alguém, culpa de Deus e o pior, culpar a si mesmo, entrando em depressão, que é a raiva de si mesmo). Acredito que se conseguirmos nos desvencilhar dessas armadilhas, mais rapidamente a tristeza se vai.
A raiva é compreensível, normal e é muito menos destrutiva do que se imagina. Não há nada de errado em descarregar sua raiva.

Mas descarregue toda sua raiva na SITUAÇÃO e não em si mesmo ou nas pessoas que você ama.
Sentir raiva de si, causa depressão.
A raiva das pessoas afasta-as de nós.
De Deus, cria uma barreira e afasta o conforto e sustentação que a religião nos fornece nesses momentos.
Já sentir raiva da situação, reconhecê-la como algo deselegante, desonesto e totalmente imerecido, gritar, denunciá-la, chorar sobre ela, permite-nos descarregar a raiva que é parte de nossa mágoa sem dificultar a ajuda que outros nos podem dar.

tristeza por gEmiTa07
Nos momentos dolorosos não é de explicações e justificativas que necessitamos.
Mas da cumplicidade no olhar do outro. É de compreensão, abraço.



inspirado em Harold S. Kushner, em "Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário